Revista Java Magazine 124

Há alguns meses atrás escrevi um artigo sobre a biblioteca WebUtilities para a Revista Java Magazine da editora DevMedia. Este artigo foi publicado na edição 124 em 10 de Fevereiro de 2014.

Leia um breve resumo sobre o tema do artigo:

Revista Java Magazine 124

A biblioteca WebUtilities foi desenvolvida para a linguagem de programação Java com o intuito de fornecer componentes capazes de ajudar a maximizar o desempenho do front-end de aplicações web. Muitas vezes não importa se um site possui bom conteúdo ou mesmo o melhor conteúdo sobre um assunto específico.

A navegação entre as páginas deste site e o tempo que o usuário leva para visualizar o conteúdo requerido é muito importante. Isto pode definir se o visitante vai continuar acessando o site ou não. O bom desempenho pode garantir o retorno desse usuário no futuro e um baixo desempenho pode afastá-lo de vez do site.

Sendo assim, fazer uso de técnicas de otimização e servir de forma mais eficiente os recursos estáticos (JS, HTML, CSS, imagens, etc.) aumenta significativamente o desempenho do lado do cliente. Para tornar o front-end eficiente e amigável para o navegador, várias práticas de desempenho têm sido sugeridas. A WebUtilities fornece algumas destas boas práticas, as quais estão listas a seguir:

  • Servir múltiplos arquivos JS ou CSS em uma única solicitação;
  • Adicionar no cabeçalho (header) configurações de cache no navegador;
  • Minificar arquivos do tipo JS, e CSS;
  • Minificar de forma inline blocos de código do tipo CSS e JS;
  • Adicionar Character Encoding na resposta;
  • Comprimir conteúdos das páginas para o navegador (gzip/compress/deflate);
  • Ativar o cache do navegador para acelerar o carregamento das páginas.


Leia mais em: Google Code WebUtilities: o acelerador front-end

 

 

Ballem

Marcio Ballem é bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano em Santa Maria/RS. Tem experiência com desenvolvimento Delphi e Java em projetos para gestão pública e acadêmica. Possui certificação em Java, OCJP 6.

Você pode gostar...