Instalando MySQL com Wamp e Lamp Server
Uma maneira rápida e simples de usarmos o banco de dados MySQL em uma máquina local, para desenvolvimento ou testes, é fazer uso do Wamp ou Lamp. Essas duas ferramentas são normalmente usadas por programadores da linguagem PHP, por eles fornecerem um servidor Apache para as aplicações e também um gerenciador de banco de dados MySql, o chamado phpMyAdmin.
Para programdores Java, o phpMyAdmin é um excelente recurso para uso do MySQL. Sua instalação é rápida e simples e para criar uma base de dados também se torna extremamente fácil. Os dados para a conexão JDBC são descritos a seguir:
private static final String URL_MYSQL = "jdbc:mysql://localhost/seu_banco_de_dados"; private static final String DRIVER_CLASS = "com.mysql.jdbc.Driver"; private static final String USER = "root"; //por padrão o user = root private static final String PASS = ""; // por padrão o pass = vazio
Preparei dois slides, o primeiro apresenta a instalação do Wamp no Windows como também a forma de criar uma base de dados e suas tabelas. A segunda apresentação aborda a instalação do Lamp no Ubuntu através das instruções apt-get
.
WampServer (conhecido anteriormente como WAMP5) é um software publicado sob a GNU General Public License desenvolvido pela PHP Team. É usado para instalar rapidamente no computador os softwares PHP 5, MySQL e Apache, disponibilizando suporte ao uso de scripts PHP localmente no Windows. Existem vários add-ons paradownload no site oficial, como por exemplo, o add-on para ativar o uso de PHP 4 ao invés do PHP 5. A partir da versão 2, ocorreu a mudança do nome (de WAMP5 para WampServer).
LAMP é um acrônimo para a combinação: Linux, Apache, MySQL, PHP, Perl ou Python.
Recentemente a letra P começou a fazer referência a PERL ou Python como linguagens de programação alternativas ao PHP.
A combinação dessas tecnologias é bastante popular devido ao baixo custo de aquisição (Software Livre) e também pela performance e escalabilidade. Um outro bom motivo para adoção do LAMP é a facilidade de trocar de servidor já que a grande maioria dos serviços de hospedagem contam com estes softwares. Isso para outras linguagens e bancos de dados normalmente é um inconveniente, tendo em vista as diferentes configurações e restrições dos servidores.