Copiar arquivos do OpenShift para seu PC

OpenShift é uma plataforma do tipo PaaS que permite a desenvolvedores de diversas linguagens de programação hospedarem suas aplicações, sites, blogs, etc, utilizando o conceito de hospedagem nas nuvens. Tempos atrás eu precisei analisar os arquivos de log do servidor Tomcat no OpenShift. Para isso, é preciso acessar a plataforma via SSH e Git. Já dentro dos domínios OpenShift e no diretório onde os logs do Tomcat ficam armazenados, você pode abrir estes logs através do Editor Vi do Linux.

Vídeo de demonstração.

Particularmente eu não gosto de analisar arquivos usando o Editor Vi, eu prefiro copiar os arquivos para meu computador pessoal e abri-los em um editor de texto como o Notepad. Porém, para fazer isso eu precisei descobrir como copiar os arquivos de log, ou qualquer outro arquivo, para meu computador pessoal via o console Git.

Passos a excetuar

O primeiro passo é acessar via Git e SSH o seu domínio do OpenShift.  Para isso, você deve usar o comando fornecido pelo OpenShift após ter criado sua aplicação na plataforma, algo semelhante a isso:

$ ssh 52619801e0b8cd5a350000d8@test-mballem.rhcloud.com

Após executar o comando acima, será necessário entrar com sua senha de gerenciamento do Github. Feito isso, você estará dentro dos domínios OpenShift. Antes de copiar os arquivos de log para seu PC, é necessário saber que o OpenShift libera apenas um diretório no qual você pode enviar ou receber arquivos neste ambiente. O diretório é:

> app-root/data/

Sendo assim, será necessário primeiro copiar os arquivos de log do Tomcat para o diretório em questão. Acesse o diretório de logs para verificar os arquivos contidos lá. Para isso, use os comandos:

> cd jbossews/logs/
> ls

Vamos agora copiar os arquivos do tipo .log e enviá-los para o diretório app-root/data:

> cp *.log ~/app-root/data

Para confirmar se os arquivos estão mesmo lá, execute os comandos:

> cd ~/app-root/data
> ls

Ok, você conferiu e os arquivos foram copiados para o diretório app-root/data. Agora, para enviar estes arquivos para seu computador pessoal, você deve sair do ambiente OpenShift, usando o comando:

> exit

Fora do ambiente OpenShift, mas ainda no console Git, use o seguinte comando para copiar os arquivos de log para sua máquina:

$ scp 525c4bcde0b8cdec0b0000a9@test-mballem.rhcloud.com:~/app-root/data/*.log /c/download

Note que o comando ssh foi substituído pelo scp. Neste processo, meu computador pessoal possui um Windows como sistema operacional, então copiei os arquivos de logs para o diretório c:download. Preste atenção em como foi escrito no comando acima, o diretório para onde os arquivos serão copiados, e alguns segundos depois seus arquivos estarão no diretório de destino.

Caso queira realizar o processo inverso, copiando arquivos do Windows para o OpenShift, o comando a ser usado passa a ser o descrito no exemplo a baixo:

$ scp /c/download/*.json 525c4bcde0b8cdec0b0000a9@test-mballem.rhcloud.com:~/app-root/data/

Ballem

Marcio Ballem é bacharel em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário Franciscano em Santa Maria/RS. Tem experiência com desenvolvimento Delphi e Java em projetos para gestão pública e acadêmica. Possui certificação em Java, OCJP 6.

Você pode gostar...